terça-feira, 5 de outubro de 2010

ABAGA

A idéia da ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia, surgiu da iniciativa de cinco Chefs estrangeiros radicados no Brasil: o suiço Christophe Besse, os franceses Emmanuel Bassoleil e Laurent Suaudeau, o argentino Jorge Monti e o italiano Luciano Boseggia quando, em meados de 1994, eles resolveram, por conta própria, enviar um representante brasileiro ao Bocuse d'Or 95.

O trabalho em equipe desenvolvido no treinamento do candidato escolhido por eles, o Russo, pupilo do Chef Laurent, foi a inspiração necessária para que se visualizasse o quanto, atuando em conjunto, poderia ser feito pela Gastronomia Brasileira e pela própria categoria, sobretudo no tocante à formação e ao aperfeiçoamento profissional.

Assim, com o intuito de congregar os Chefs de Cozinha que atuam no Brasil numa entidade representativa sem fins lucrativos, nos moldes do que acontece no exterior, eles, em maio de 1995, fundaram a ABAGA e compuseram a primeira Diretoria, ficando a presidência com o Chef Laurent Suaudeau e a vice-presidência com o Chef Jorge Monti.

Iniciou-se a partir daí, um trabalho corpo a corpo para conquistar associados e também parceiros que apoiassem os projetos que a ABAGA planejava desenvolver. Emprestando seu prestígio pessoal, todos trabalharam incansavelmente para conquistar respeito e reconhecimento para a Associação.

Completando 10 anos de existência, a ABAGA congrega mais de 138 associados, os mais importantes e respeitados Chefs de Cozinha do país. A idéia de seus fundadores é hoje uma realidade e seu histórico de realizações a credenciam como elemento indispensável no desenvolvimento da Gastronomia Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário