quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pasta alla carbonara!

pasta alla carbonara!
A receita é simples, aliás a simplicidade é a característica principal dos pratos italianos. No entanto, se você não seguir algumas regras básicas, vai ser muito fácil obter um resultado não desejado.

…Algumas regrinhas básicas…

  1. utilize um ovo por pessoa, mas você também pode exagerar acrescentando um ovo para a soma de pessoas (por exemplo, para 4 pessoas usamos 4+1 ovos);
  2. como tipo de macarrão, use o espaguete mas tem que ser uma massa sem ovos
  3. queijo deve ser o pecorino romano (a carbonara tem suas origens em Roma, nós respeitamos as tradições!) e apenas no caso de você não conseguir encontrar este queijo, use então o parmesão
  4. … e serão cerca de 80g de queijo ralado por pessoa.
  5. por fim, não use creme de leite!

…ingredientes para 4 pessoas…

  • 350g de espaguete
  • 1 dente de alho
  • 1 ovo inteiro + 4 gemas
  • 200g de bacon/pancetta, cortado em cubos
  • 350g de queijo pecorino romano
  • azeite
  • sal e pimenta a gosto
Em uma panela, frite o alho e o bacon no azeite e em uma outra panela coloque para ferver a água para fazer o espaguete. Em uma tigela, bata o ovo inteiro e as gemas com salpimenta e cerca de 2/3 do queijo ralado, até obter uma mistura espumosa. Lembre-se de desligar o fogo assim que o bacon estiver cozido: os cubos não deve queimar.
Quando a água ferver, jogue o espaguete certificando-se de cozinhá-los apenas um minuto a menos do que o indicado (geralmente bastam 10 minutos). Reacenda o fogo da panela com o bacon e enquanto isso escorra a massa, deixando um pouco da água do cozimento. Despeje o macarrão na panela com o bacon, acrescentando a mistura de ovos/queijo e água de cozimento. Cozinhe por cerca de um minuto para que a massa absorva o molho.
Desligue o fogo e sirva o espaguete com o queijo restante.

…Agora vamos para os vinhos…

Recomendamos um vinho branco, considerando os sabores intensos e gordurosos do bacon, os ovos e o salgado do queijo. Um vinho branco fresco e sápido, com uma boa estrutura e maciez como um Pinot GrigioSauvignon ou um Greco di Tufo. Se você simplesmente não consegue ficar sem um vinho tinto, recomendo então um tinto frisante, jovem e fresco como um Bonarda ou um Lambrusco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário