terça-feira, 1 de março de 2016

Sanduíche de Pastrami

Ela é uma carne super macia, extremamente suculenta, desmancha na boca ao morder, e tem o nome de pastrami. Símbolo número um das “delis” em Nova York, e por isso mesmo possui forte tradição na cidade, o pastrami possui origem parecida com a da carne de sol brasileira.
Segundo conta a história, o pastrami surgiu na região dos Bálcãs e também foi criado como um método de conservar a carne. Trata-se basicamente de uma carne bovina, normalmente o peito do boi, que passa por uma cura com sal e especiarias, em seguida é defumado, e por ultimo cozido no vapor, adquirindo sabor único e textura incrível.
Uma série de etapas na produção do pastrami são fundamentais para que no final a carne tenha um sabor diferenciado. Entre os condimentos usados para tempera-la, estão a páprica, a pimenta do reino, o cominho e o alho, sendo que uma salmora pode durar até 30 dias. Aos EUA, o pastrami chegou com o nome de “Ilídiche de pastróme’’ e depois virou ‘’pastrami’’. Em NY, a receita foi se aprimorando (adição de especiarias a cura) até se tornar o que é hoje, ícone e sucesso na ‘’big apple’’.

Uma das paradas obrigatórias em New Tork é a Kat’z Delicatessen que sem duvidas tem o melhor sanduíche de pastrami da cidade, com 125 de tradição. A carne da casa é cozida no vapor de 3 a 5 horas, saindo super quente e desmanchando para compor o sanduíche com pão de centeio judaico. Para acompanhar, mostarda que combina muito bem, e picles. A Katz oferece também o Corned beed, que é a mesma coisa que o  pastrami, só que ao invés de 30 dias de cura, fica apenas 36 horas, adquirindo sabor mais suave.

Com a casa totalmente lotada, a impressão que você tem ao chegar, é que ficará horas em frente ao balcão para fazer o seu pedido, mas felizmente o serviço é muito rápido. A Kat’z se diz criadora dessa tradição do sanduíche de pastrami, que de fato é um sucesso.
Quem vai ao Kat’z deli não deixa de reparar no slogan da empresa: “Send a salami to your boy in the arm”, que se refere ao fato de que durante a segunda guerra mundial, o dono da deli enviava os sanduíches para seus 3 filhos que estavam servindo o exército.

Ícone na cozinha judaica, e tradição nas delis de NY, o pastrami é um fantástico ingrediente, e  o sanduíche da Kat’z é o melhor de NY, tendo em vista que a carne literalmente derrete na boca, depois de 3 a 5 horas de cozimento para desmanchar todas as fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário